FANDOM

Outro grande jogador a nível universal e um dos constituintes mais importantes da Libertação é o consulado Metagen, uma civilização comparável à humanidade em termos de ideologia e posição. Originário do sistema Valurus, numa das grandes nuvens estelares do quadrante I, este povo reside no centro da galáxia de onde provém e estende as suas influências por uma vasta rede colonial, que chega a irromper pelos quadrantes vizinhos. Esta ocupação começou no século dezoito antes de Cristo, quando se estabeleceu a primeira colónia fora do seu sistema de origem. Separados da estrela mais próxima por menos de meio ano-luz, não foi difícil aos Metagen realizar uma viagem blueshift para explorar a vizinhança. Aí, como previsto por sondas planetárias no passado, procederam a um primeiro contacto com outra raça inteligente, os Ozan, num grau ligeiramente inferior de desenvolvimento e que, para confusão dos diplomatas visitantes, acabou por se mostrar hostil. O conflito que se seguiu continuou por apenas uma semana humana, pois a tecnologia superior dos Metagen levou à submissão do inimigo. Os atacantes, porém, retiraram as suas forças militares e ofereceram-se para ajudar no desenvolvimento da civilização Ozan, perdoada pelo mal-compreendido do primeiro contacto. Em apenas vinte anos, os Metagen transmitiram grande parte do seu conhecimento e ergueram a sua primeira colónia num dos planetas vizinhos, o qual modificaram com sistemas primitivos de terraforming, a arte de alterar biosferas inteiras.

Biologia

Fisicamente, a raça Metagen (Metagroba Genium) é vagamente antropomórfica e ligeiramente mais baixa que os humanos, possuindo uma boca estreita em forma de palhinha e ainda uma cauda curta. Os tons de pele variam entre o amarelo e o laranja, consoante o planeta de origem ou etnia, sendo que se associa muitas vezes as cores mais claras a uma classe social mais elevada. A presença de asas, normalmente pouco desenvolvidas, é uma variação anatómica de transmissão recessiva, recorrente nos grandes centros metropolitanos de Valurus. Os Metagen possuem um metabolismo muito semelhante ao dos humanos, sendo conhecidas poucas vias específicas da raça – de destacar uma que permite a conversão de proteínas sem grandes gastos energéticos, um factor que contribui para os cerca de noventa anos terrestres de esperança média de vida. Falando por um tradutor universal, a raça tem um sotaque semelhante ao francês, e os nomes próprios acabam habitualmente em “us” – Proventus, Maximus, Qalidus.

Cultura

A nível do confronto universal, o consulado Metagen tem contribuído em força para suportar a Libertação, considerando que foi dos primeiros grandes povos a colidir com o Império e um dos grandes motores da evolução que tornou as forças aliadas muito mais poderosas durante o longo período de Paz Evónica. Os Metagen são ainda muito dedicados nos seus estudos científicos, sendo conhecidos pelo interesse especial com que abordam questões de toda a ordem.

Ad blocker interference detected!