FANDOM

Pacíficos e amigáveis, os marcianos desenvolveram a sua cultura de neutralidade e aversão a qualquer conflito ao longo de séculos de história. Limitados ao planeta vermelho nos tempos antigos, os Ghan’Zen começaram a ser solidários assim que descobriram que a Terra era habitada por uma raça inteligente, e ajudaram indirectamente na construção das pirâmides egípcias. Após terem concebido um avançado sistema de camuflagem com vista a impedir os seus vizinhos de os revelarem demasiado cedo, os honestos marcianos estabeleceram contacto amigável com raças fora do Sistema Solar, criando uma aliança mercantil sólida. Por volta do século dezasseis, os diplomatas Ghan’Zen foram convidados para se juntarem à verdadeira Aliança intergaláctica, onde Marte se inseriu apenas como um contribuinte económico. Os marcianos mantiveram a sua neutralidade até hoje, e foram responsáveis por revelar a existência das demais raças inteligentes à humanidade, na viragem do século.

Biologia

Em termos de aparência, os Ghan’Zen são extremamente semelhantes aos humanos: são diferenciados sexualmente, e reproduzem-se de forma análoga aos seus vizinhos. As poucas características que os distinguem são o tom de pele, que se estende do azul ao violeta (uma adaptação à maior distância ao sol, e o resultado da existência de um pigmento fotolítico), uma altura média ligeiramente mais elevada (são normalmente cerca de sete centímetros mais altos que os humanos) e, em indivíduos do sexo masculino, a presença de feixes queratinosos no couro cabeludo, à medida que vão envelhecendo, e que lhes dão um ar distinto. Outra característica própria dos Ghan’Zen é o facto de quase não conseguirem engordar, graças a um sistema avançado de homeostasia; isto gera silhuetas estranhamente elegantes para um povo antropomórfico. A esperança média de vida entre os Ghan’Zen é de cerca de 100 anos, mas a espécie só começa a envelhecer depois dos 50.

Cultura

A cultura marciana remonta ao aparecimento das primeiras cidades no planeta vermelho. Os antigos veneravam os deuses que, segundo a lenda, tinham criado a raça – os deuses ditos “Egípcios”. Esta influência manteve-se até aos dias de hoje, e muitos nomes relativos aos Divinos prevalecem na sociedade marciana, especialmente na cidade capital, Or’Wal. A linguagem Ghan’Zen baseia-se em fonemas semelhantes ao da humana, não se aproximando de nenhuma língua em especial. Ao falarem por um tradutor universal, os marcianos tendem a fazer um sotaque britânico.

Ad blocker interference detected!